Simbologia no livro Senhor das Moscas de William Golding




    Olá!
    Hoje vou falar sobre as simbologias que existem por trás dos personagens e elementos presentes no livro Senhor das moscas, de William Golding.
    Aqui o autor nos apresenta uma narrativa super fluída e que te prende, porém o que não está escrito é tão bom, ou as vezes mais importante, do que o que está escrito, mostrando a relação dos meninos ao tentar sobreviver. A simbologia é uma forma muito eficaz de dar profundidade ao texto sem precisar ter que escrever sobre e prolongar a história.
    Aqui eu não vou entrar na história, essa postagem foi pensada para quem leu a história e quer entender mais sobre o não dito no livro. Caso você, que não leu, queira mesmo assim ver essas simbologias eu fiz um VÍDEO bem bacana no meu canal do Youtube, e totalmente sem spoiler.

A ILHA

 
  A ilha representa o que seria do mundo físico sem a presença humana, praticamente um paraíso. Por ser uma pequena ilha perdida no meio do oceano, é um local em que a fauna e a flora vivem em harmonia ate a chegada dos garotos. A primeira grande ação que mostra a força destruidora é a queimada que os garotos fazem ao tentar acender a fogueira pela primeira vez, esse é o recado máximo sobra a ação predatória do homem sobre o meio em que vive. Outras simbologias de segundo plano sobre essa questão é quando o Jack mata uma porca com crias, isso mostra o total desprezo pelo uso de um sistema sustentável.
    O mais surpreendente dessa relação com a ilha, é que os garotos apenas são resgatados quando toda a ilha é consumida pela segunda queimada provocada pelos sobreviventes, é quase como se a ilha estivesse pedindo socorro para que alguém tirasse eles dela.

O OCEANO

    Essa é de longe a simbologia mais difícil de ser perceber. O oceano representa a infinitude e a boca do desespero que te engole. Ao se verem rodeados pela água as questões de sobrevivência são elevadas ao máximo. Por ser uma passagem mais presente no início do livro, o oceano acaba sendo deixado de lado como consequência da ignorância humana, pois os garotos em sua maioria preferem largar os basilares básicos da civilidade para mergulharem no oceano do desespero da barbaridade. O oceano também pode ser visto como o caminho da vida que a humanidade traça, foi através dele que os garotos chegaram e é através dele que os garotos irão embora.

A CONCHA

   
A concha representa a civilização e os seus basilares: respeito as leis, vida em coletividade e a representação da lei através de um líder eleito. A medida que os garotos vão se deixando influenciar pelo Jack e vão se tornando mais bárbaros a concha vai perdendo sua importância, sendo apenas um símbolo para os que ainda veem na civilidade sua chance de sobrevivência e resgate.

    A concha é importante desde o primeiro até o último capítulo, quando ela é quebrada toda a noção de civilidade é perdida e o personagem que representa a ciência e evolução é morto.
    Além de tudo, ela convoca a todos para assembleias, e te-la em mãos dá direito ao poder de fala em que os outros devem escutar, alusão direta ao sistema democrático de tomada de decisão.


A FUMAÇA

    

    Assim como a concha, a fumaça é um elo que liga os garotos a civilidade, porém ela está mais ligada aos sentimentos de senso comum que podem ser moldados de acordo com o líder que ocupa a cadeira. No caso do livro, no início a fumaça é importante para que os garotos sejam salvos caso algum barco a veja, isso durante a liderança de Ralph, já quando Jack assume a liderança o senso comum é alterado e a fumaça que cheira a carne assada é o novo significado que ela adquire. 

O BICHO

    Representa o retrocesso civilizatório que os meninos vivem, eles chamam o bicho de "cobra" evocando grandes monstros da cultura inglesa que comeriam o mundo, principalmente do imaginário coletivo da região que o autor nasceu. O bicho também representa a involução dos garotos de conseguirem perceber o que estão se tornando e a capacidade de avaliar o que acontece, chegando ao ponto de confundirem o cadáver de um paraquedista como sendo esse bicho monstruoso. Simon é o único a entender o que de fato está acontecendo com eles.

    O PARAQUEDISTA 


    Um avião é abatido enquanto os garotos estão presos na ilha e o homem acaba morrendo na queda e ficando preso entre a lona e os cabos do paraquedas. O movimento do vento faz com que a lona seja movimentada parecendo uma respiração e seus óculos de campanha ao refletir a luz, grandes olhos monstruosos. A figura de um adulto morto e que causa terror aos meninos pode ser vista como o início da entrada dos garotos na barbárie, pois mostra a incapacidade dos padrões da ordem adulta não alcançarem mais os meninos.

OS ÓCULOS

   
Os óculos do Porquinho representam a capacidade de raciocínio objetivo e de enxergar as coisas com clareza técnica através de ver um objetivo, o problema que impede de se alcançar esse objetivo e as resoluções que serão necessárias de se fazer para alcançar o objetivo traçado. Porquinho é o único personagem que entende o que precisa ser feito para que eles sejam resgatados, e os óculos acabam o dando esse ar de intelectualidade. Quando a primeira lente é quebrada mostra o início da perda de visão dos garotos e o respeito ao intelecto perante os problemas sociais. Quando Jack assume o poder e rouba os óculos para acender suas fogueiras, ele mostra o roubo e a limitação que sistemas autoritários fazem com a ciência, para que ela atenda unicamente os seus interesses. 

O SENHOR DAS MOSCAS

    É a cabeça de um porco que Jack empala em uma lança e deixa como oferenda para o monstro para que tenha autorização de caçar mais porcos. Representa o fim do poço civilizatório que os garotos chegaram e o mais puro estado de selvageria. Simon ao achar a cabeça empalada acaba tendo um devaneio onde o Senhor das Moscas o explica a maldade inerente que existe no ser humano, fazendo com que Simon entenda que o real monstro/bicho que existe na ilha são eles próprios. 


OS PERSONAGENS


Ralph - Representa o líder ideal, bonito, simpático e defensor da democracia. Representa o sistema democrático, não tem voz própria e sempre evolui sua oratória para manter todos unidos em busca de um mesmo objetivo. 
Porquinho - Representa a ciência e os padrões de uma sociedade saudável. Porquinho tem asma, o que também pode representar o sufocamento que a ciência tem na sociedade.
Jack - É um pensador único, a opinião dos outros não vale nada para ele. Ele representa os sistemas autoritários. 
Roger - Representa a desumanidade que surge dos sistemas autoritários, é ele que quebra a concha e mata o Porquinho, além de mandar os garotos afiarem as lanças nas duas pontas para matar o Ralph e empalarem a sua cabeça como oferenda ao bicho.
Simon - Representa a bondade humana e a espiritualidade do ser humano. Ao falar com o Senhor das Moscas e entender que o mal são eles, Simon vai até os garotos para falar seu ponto de vista e tentar trazer todos a razão e é morto pelos garotos sob influência de Jack, uma clara alusão que o autoritarismo não permite o debate do contraditório. 

    É isso pessoal, espero que tenham gostado e deixem ai nos comentários o que mais vocês viram que eu não vi nessa obra que é incrível.




Comentários