Crônica, conto, novela e romance - Diferenças

 



CRÔNICA


    Palavra "crônica" tem origem da palavra grega khónos, que significa tempo. Isso pode dar uma base do porquê de ser um gênero literário em que é retratado um espaço especifico do tempo, como um retrato de um acontecimento único e de forma breve, quase que uma captura do tempo ocorrido.
    Através dessa analise da origem do seu nome, podemos afirmar que a crônica é um tipo de texto que existe desde a Idade Antiga e que vem se transformando ao decorrer do tempo, mas sempre com a função de retratar um acontecimento importante para ser repassado para a sociedade, onde suas fontes de inspiração eram os acontecimentos históricos, e a sua evolução vem até o momento contemporâneo onde a vida social e a crítica social são incluídas na crônica.
    Na atualidade, a crônica é utilizada muitas vezes por jornalistas, para registrar suas opiniões as vezes de forma mais literal ou mais jornalística sobre os acontecimentos cotidianos de sua época.
    Os autores mais afinados dentro desse gênero costumam escrever suas narrativas em primeira ou terceira pessoa, em tons de descrição quase que como alguém contando um causo ou uma anedota em um encontro com amigos, deixando assim o texto mais leve, rápido e com um alto teor de captura do leitor.

CONTO


    O conto é caracterizado pelo seu tamanho menor, um pouco maior que uma crônica, porém com a liberdade de transpor em sua narrativa vários momentos dentro de um tempo temporal. Um conto pode possuir vários personagens, porem esses personagens vivem o mesmo acontecimento, sem sub tramas ou tramas paralelos com personagens que não vivem a história principal. É um texto conciso e com um único clímax final, onde esse auge é ocasionado por um único conflito central.
    Como características básicas, um conto geralmente apresenta:
    - Poucos personagens,
    - Espaço e cenários limitados,
    - Recorte temporal reduzido,
    - No máximo, e aproximadamente, 7.500 palavras.

NOVELA


    O gênero situado entre o conto e o romance e o que mais gera conflitos entre quem estuda os tipos de narrativas.
    A confusão acontece pois a novela existe dentro de um campo onde características do conto e do romance podem ser aplicadas a ela, com algumas regras especificas, é claro. De início podemos dizer que uma novela é uma narrativa em prosa maior que o conto e menor que o romance com pluralidade dramática e com a possibilidade de múltiplos enredos ou sub tramas. Claro que lembrando, que todos os sub tramas giram ao redor do conflito central, ocasionando em uma linearidade muito mais fixa e necessária por conta do seu tamanho físico que é de 7.500 a 40.000 palavras, aproximadamente.

ROMANCE


    O maior gênero literário em tamanho e complexidade, sempre com mais de 40.000 palavras, é o tipo de texto narrativo em prosa com total liberdade de criação.
    Diferente dos gêneros anteriores, o romance não tem limitação em relação ao tempo temporal da história, ele pode ir do futuro ao passado e com recortes do presente sem problemas, pode apresentar uma quantidade ilimitada de personagens, o que delimitará essa quantidade é a criatividade da autora ou autor e da necessidade desses personagens no enredo da história. E por fim, pode apresentar sub tramas que não necessariamente tenham envolvimento direto com o conflito central da história, assim dando um maior aprofundamento a história e gerando um maior engajamento no leitor.
    Um romance pode ser escrito em um contexto histórico, policial, terror, psicológico, dramático, urbano, fantasia, realismo fantástico e de vários outros ou até mesmo a mescla de estilos na sua elaboração.  

Comentários