Biografia


Eu todo palestrinha no primeiro evento que fui como ESCRITOR

    Olá, me chamo Paulo Souza, sou de Brasília, escritor, graduando em letras português pelo Centro Universitário Internacional, desenhista amador e bordador nas horas vagas. Por incrível que possa parecer, sou o diretor financeiro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, gestão 2019-2021.
    Eu sempre gostei de ler e sempre encontrei na escrita uma válvula de escape, porém foi somente em meados de 2010 que eu comecei a escrever o que seria o meu primeiro livro que nunca foi publicado, e acredito que nunca será. O livro se chama 'Zamer' e é um épico medieval de alta fantasia, que conta a história de um planeta que orbita entre duas estrelas em um trajeto de "8". Quando o planeta se encontra entre as duas estralas e é iluminado em ambos as partes e não existem sombras em sua superfície o fogo dos dragões fica mais forte e blá blá blá... Sim, eu sou um fã irremediável de Tolkien, e todo a sua obra me influenciou muito, e não tenho vergonha de falar que o meu primeiro livro é basicamente um compilado mal escrito, muito imaginativo, mas que fez com que eu visse que era possível escrever uma narrativa longa com mais de 400 páginas.

Essa sempre foi a imagem que eu quis colocar para a capa de Zamer

    Em 2013, tentei publicar esse texto e levei o meu primeiro tombo no mundo literário, uma editora quis publicar, porém, era para ser publicado como o nome de outro autor, pois de acordo com o editor "meu nome não era comercial" ou "conhecido para gerar vendas" para ter um livro publicado e que seria melhor eu trabalhar no meio literário como um escritor-fantasma, ou ghostwriter para quem curte. 2013 foi o ano da virada na minha vida, e graças também ao apoio da minha esposa nessa época, foi nesse ano que eu fundei o blog Ponto Para Ler, o local onde eu comecei a criar o meu nome de escritor. Comecei postando um conto por semana, depois resenhas de livros que eu lia, depois comecei a participar de eventos e a promover eventos literários (aqui quero deixar um pedaço do meu coração para a Jéssica, Luciano e Helkem, vocês não tem noção de como são importantes no meu caminho) e a começar a ser visto pelo o que eu produzia na escrita.
    O Ponto Para Ler existiu de março de 2013 até março de 2020, infelizmente o blog eu perdi por problemas que não valem ser levantados aqui, mas o Instagram e o canal dele no Youtube estão vivos em sua memória. Eu recomendo você ir no youtube e ver as entrevistas que fiz na playlist "Ponto de Encontro", é um dos meus orgulhos ter conversado com tanta gente boa de Brasília.
    Em 2016 publiquei meu primeiro livro, e foi totalmente digital, o Ponto Para Ler Contos é um compilado de contos da época do inicio do blog Ponto Para Ler, você consegue ele na Amazon. A repercussão na época foi muito boa, cheguei a ficar entre os e-books mais baixados na categoria de contos, chupa editor que não quis me publicar.

Os dois livros que me iniciaram nessa vida linda e de pouco dinheiro do autor independente da literatura brasileira

    2017 foi o ano que eu mais me surpreendi comigo mesmo, graças ao trabalho com o blog eu fui chamado para ser jurado do prêmio de literatura da Caixa Econômica Federal, e que voltaria a ser chamado no ano seguinte, e fui um dos 40 selecionados entre mais de 600 concorrentes para integrar a Antologia Sombria organizada pelo mestre do terror da literatura brasileira, o André Vianco. Se você não sabe quem é ele, volte duas casas pesquise sobre e volte a ler esse parágrafo para então poder ser impactado por essa informação.
    E entre 2015 e 2019, junto com os Academia Literária DF e Leitora Sempre, ambos blogs de literatura, realizamos eventos, encontros, lançamentos e várias ações voltadas para a literatura brasiliense. De tudo o que fizemos vou falar apenas de três eventos que mais me marcaram: lançamento internacional do Criança Amaldiçoada no Conjunto Nacional, Elifant - Encontro de Literatura Fantástica do Cerrado em parceria com a autora Patrícia Baikal e o que mais me orgulho por ter feito, o Literatura Por Mulheres, que teve quatro edições sempre em março nas comemorações do dia da mulher. Esse evento foi o que nos deu uma moção de louvor pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Chorei só de lembrar.

Ana (amor da minha vida), eu, Luciano, Helkem e Jéssica na entrega da Moção de Louvor na CLDF 

    Mediei o Vitrini Literária e o Arte da Palavra, ambos eventos do SESC - DF, revisei livros, palestrei na feira do livro daqui, participei do Ossobuco no CCBB, ajudei a dar vida ao sarau mais bonito do DF que é o Sarau Combinado e ajudei pessoas a publicarem seus livros. Assim fiz uma rede de relacionamentos que eu me orgulho na literatura local, fiz amizade com pessoas que eu admiro e mandei a merda outras que eu acho uns verdeiros p** n* c*. Afinal de contas ninguém é completamente bom ou mau, e em toda essa trajetória eu tenho o orgulho de dizer que fui infinitamente mais bom do que ruim. 
    E 2018 foi o lançamento do meu primeiro livro físico e solo, Clarice - a última Araújo, publicado pela Penalux. É tanta emoção em falar desse livro que eu nem sei o que falar, paradoxo ai de presente para você que vai ter que lidar com isso ou ler o livro. Marketing agressivo a gente vê por aqui.
    Não menos importante, mas eu preciso também deixar aqui a informação que eu ajudei a fundar um clube de leitura, o Clube do Livro Eneida de Moraes, com encontros mensais na Biblioteca Salomão Malina

Foi com esse livro que eu disse: quero ser um escritor de realismo fantástico

    E aqui estamos nós, 2020, pandemia, desgoverno, queimadas, guerra mundial e aliens e eu na esperança de ainda ter um mundo para publicar o meu próximo livro que já tem título, Teoria da Culpa. Espero poder voltar aqui nesse espaço para poder atualiza-lo e contar mais dessa minha breve vida como escritor.
PS.: Eu falei que gosto de bordar, né? Então, estou bordando em ponto cruz um mapa da Terra-Média de O Senhor dos Anéis (olha aquele link com o inicio do texto para fechar tudo redondo, isso que é coesão textual) de 40cm por 60cm e 102.425 pontos, atualmente eu já bordei 53.100 pontos e vou tentar manter a foto e dados deles atualizados aqui. No Isntagram se você pesquisar por #bordandoterramedia você acha todas as fotos que eu fiz.

Comecei essa bagaça em setembro de 2015 e não sei quando termino

    Já que chegou até aqui, parabéns e obrigado, e deixa aquele like maroto nas minhas redes sociais, pois eu vou terminar o texto da minha biografia mendigando curtidas e seguidores sim!



Comentários