Ponto #003 - Estou cansado, e só quero ser vacinado.


Hoje eu queria conversar com vocês para saber quem mais está tendo dificuldade de escrever com essa pandemia, com esse problema de saúde que a gente está tendo, e que infelizmente eu acho que aqui no Brasil ainda iremos viver por um bom tempo.

Eu estou na iminência da publicação do meu novo livro esse ano, o livro já está escrito e estou na revisão dele, só que está sendo pesado esse final para mim, não por conta da literatura, não por conta de estar revisando um livro para poder lançá-lo. Mas sim por conta da pandemia.

Olha, está difícil ser brasileiro nesses últimos anos, acho que quanto mais você se mantém informado mais difícil é, e acho que quanto mais empático você é, pior é. E para mim está sendo muito complicado essa pandemia. Esse meu livro ele não está sendo difícil, ele já está escrito e eu estou só fazendo a revisão, fazendo aqueles ajustes pequenininhos para entregar aos leitores, mas o que tem me atrapalhado muito nesse processo de revisão é justamente ver o que está acontecendo, ver as maneiras como as coisas estão acontecendo e a gente não poder fazer nada. Aquele sentimento de impotência, eu tenho uma série de críticas ao governo que eu não quero trazer aqui nessa postagem, mas quem me segue nas redes sociais sabe muito bem esse meu posicionamento.

Ah, eu estou cansado, essa é a grande verdade sabe, eu estou cansado dessa pandemia, estou cansado de estar há um ano falando o óbvio e os responsáveis não estarem fazendo nada, de estarem tendo outras atitudes baseadas no negacionismo e que interferem na nossa vida, e que nos mantém nesse estado de letargia, nesse estado de vigilância eterna. O que mais quero nesse momento é a vacina, e a vacina não foi comprada no momento que deveria ter sido comprada.

Uma das atitudes mais importantes, que é o respeito a vida, não estamos tendo pelo presidente, o respeito à vida do brasileiro. O que mais está tendo é desrespeito a vida. E isso tá me influenciando muito nesse processo de revisão, eu estou vendo como fatores externos realmente influenciam no nosso trabalho e na nossa literatura. Eu já tinha conhecimento desse fator, mas cara, viver um momento histórico é difícil demais, viver um momento histórico produzindo literatura me traz um monte de questionamentos: 

A minha literatura vai ser capaz de retratar esse momento? 

Um dia eu serei capaz de escrever um bom livro que trate de forma respeitosa e ao mesmo tempo ácida esse momento em que estamos vivendo?

Quando estudava eu sempre que via esses momentos históricos eu pensava “cara deve ser incrível viver um momento histórico”, só que eu estou vivendo agora e não, não é incrível. Se fosse em outro contexto, se fosse outro tipo de momento histórico, talvez, e um enorme talvez, seria incrível, mas hoje, não.

Aqui estou eu tentando fazer essa revisão, tentando fazer com que esse livro seja lançado no próximo semestre, mas eu estou cansado e eu queria saber de vocês como é que vocês estão aí? O processo literário de vocês também está travado?

 Eu acho que é importante às vezes, a gente conseguir desabafar, esse foi o intuito desse texto, só quis sentar e escrever um pouco sobre isso. Agora eu voltarei para revisão do livro que quero lançar e vamos com esse misto de ir mesmo cansado, de impotência e não entendendo como existem pessoas bem, não entendendo como existem pessoas que acham que não está acontecendo nada e que a pandemia não existe. Eu acho que quem está bem nesses dias, não entendeu nada.

 


Comentários